sábado, 21 de agosto de 2010

Resenha do Trajetórias de Vidas e Formação Acadêmica: O Programa Conexões de Saberes na UFMT


O Livro “Trajetórias de Vida e Formação Acadêmica: O Programa Conexões de Saberes na UFMT” traz-nos uma coletânea de artigos baseados nas experiências, atividades e pesquisas dos estudantes partícipes do programa, com um componente crítico, composição e organização sensacional das professoras Dr.ª Ivone Maria Ferreira e Msc. Marilda Matsubara. O trabalho mostra-nos a realidade das comunidades populares, nas suas lutas e conquistas nos mais variados campos como cultura, educação, políticas afirmativas, entre outros assuntos.


Destaque para os magnânimos trabalhos dos nossos pesquisadores conexistas do Campus Universitário de Rondonópolis, que sobre a laboriosa e genial orientação do professor Pós-Dr. e associado do Departamento de História/ICHS/CUR/UFMT, Flávio Antonio da Silva Nascimento, produziram dois artigos tratando das lutas étnicas e políticas arfimativas; divididos em duas frentes de trabalho: ao observarmos a parte I do livro esta é encerrada pelo artigo Introdução ao Estudo do Racismo no Mercado de Trabalho em Rondonópolis-MT, no qual destaca-se a bolsista Silmara Ribeiro que encabeçou o assunto e é pesquisadora da área; na parte II, o trabalho Cursinho Pré-Vestibular Gratuito/Integração social: do programa “Novos Rumos” ao programa “Zumbi dos Palmares” – Rondonópolis-MT – o grupo encabeçado por Felipe Barbosa Teixeira que trabalhou a questão das políticas afirmativas de acesso ao Ensino Superior Público e a questão das Sobrevagas na UFMT.


Assim recomendamos esta leitura a todos, para desfrute, conhecimento e prestígio ao trabalho de nossos colegas e camaradas universitários.
Por Felipe B. Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário