sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Música erudita

Criada como Banda Sinfônica, em 1979, a OSUFMT foi tomando forma na década de 80 com o ingresso de três músicos de cordas sendo eles: Cézar Wulhinek (violino), José Lourenço Parreira (viola) e Conrado Corrêa Ribeiro (violoncello). Esses músicos e o primeiro maestro da orquestra, Konrad Wimmer, iniciaram o trabalho de construção da Orquestra.

Depois do maestro Konrad, assume a já Sinfônica da UFMT o maestro Marcelo Bussiki em 1986, permanecendo como diretor artístico até 1991 quando então sai para estudos de pós graduação e em seu lugar assume o maestro Ricardo Rocha que permanece até 1994. Em 1995 é convidado para reger a Orquestra, o maestro Roberto Victório que desenvolve trabalho inédito sobre a música contemporânea.

Fabricio Carvalho, desde 1996 regente da Orquestra, nasceu em São Paulo, capital. Iniciou seus estudos musicais ao piano aos quatro anos de idade, onde começa a ter contato com a música erudita. Logo depois, inicia também seus estudos no violão clássico e popular. Em 1985, então com 11 anos, transfere-se para Cuiabá e integra a classe de flauta transversal da Escola Preparatória de Instrumentistas da Orquestra Sinfônica da UFMT. Em 1996 começa um trabalho interno até que é convidado pelo Reitor Prof. Fernando Nogueira de Lima a assumir definitivamente a OSUFMT.

A Orquestra Sinfônica da UFMT tem um trabalho voltado inteiramente para a comunidade, pois desenvolve projetos de iniciação e conhecimento da música de concerto como os projetos "Ensaio Geral" e "Fim de tarde com a Orquestra Sinfônica", onde o público tem noções de instrumentos, história da música e vários outros aspectos que se aplicam à musica erudita, além de seus concertos normais de temporada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário