terça-feira, 21 de setembro de 2010

Ser ou não ser colunista do cuca: eis a questão

No dia 26 de agosto do corrente ano, fui convidado para ser colunista do CUCA. Cuca todos pode perguntar: “O que é isso? Quem é? E para onde vai?” este “tal” de cuca. Tais questões sempre estiveram presentes na filosofia nas ciências e na arte e na cultura da humanidade, e no CUCA não poderia ser diferente. Não é mesmo?
Primeiramente trataremos que dizer o que é o CUCA, ou melhor, a sigla (acrônimo) CUCA, por sua vez, significa Circuito Universitário de Cultura e Arte. Mas afinal, o que é o CUCA?
O CUCA é um grupo de pessoas que tem por objetivo disseminar a cultura e a arte no meio estudantil, institucional e busca ainda levar a cultura e arte além do mundo acadêmico .
Os integrantes do CUCA vieram de diferentes lugares deste imenso Brasil, das vilas, das pequenas cidades e de grandes centros urbanos. Vieram fazer a arte e a cultura deste Campus Universitário, a fim de revelar as peculidades e vicissitudes de falar com o corpo, com a alma e com os “alteregos” de si e do outro
Formular questões como estas, parece para todo colunista iniciante, algo fácil, porém responde-las pode ser quase impossível. Creio que o impossível para a arte não existe, pois para a criação artística e cultural a vida não deve ser meramente vivida, mas sim recriada.
Quero aqui dizer com este blábláblá, que o cuca vai muito além do que se pode imaginar, ou seja, nosso imaginário é atualizado e reatualizado com o CUCA. Podemos dizer, então, que o CUCA vai aos recônditos humanos para assim, buscar a auto-realização humana.
Para concluir esta conversa, quero dizer que foi com o intuito de responder as questões propostas acima que concordei em tornar-se colunista do CUCA. Em breves palavras posso dizer que o CUCA é um movimento de difusão da arte e da cultura deste Campus Universitário. E foi com bastante carinho e apreço pelo CUCA que aceitei o desafio de ser um colunista.
VIVA O CUCA!!!

2 comentários:

  1. Considerei muito interessante e ótima iniciativa de ambas as partes. Devemos sempre ter um dialogo aberto para o debate de ideais e teorias, já que estamos na academia. Todavia, gostaria de acrescentar algo sobre o MOVIMENTO CUCA, ele não se restringe apenas na UFMT-CUR. O CUCA é um projeto de expansão Cultural promovido pela UNE (União Nacional dos Estudantes), e não é do nada que seu nome tem sentido ambíguo, Centro Universitário de Cultura e Arte quando se fala localmente, e CIRCUITO UNIVERSITÁRIO DE CULTURA E ARTE quando falamos na rede de promoções culturais que estão ainda por vim aí... Que venha CARAVANA do CUCA NA Terra dos DIAMANTES!!! Parabéns Aurelindo! Parabéns CUCA! beijos e me liga...

    ResponderExcluir
  2. O mais interessante do CUCA é: Produzimos a arte que consumimos. Se não for por nós mesmos, UFMT/CUR fica só no "vamos nos formar e receber o diploma".

    ResponderExcluir